Energia fotovoltaica não é novidade. A tecnologia já é conhecida há quase 200 anos, mas só nos últimos 10 é que ela se tornou viável no Brasil. Com essa novidade, também chegam as dúvidas, e uma das mais comuns entre os nossos clientes é: com que frequência devo mandar limpar meus painéis fotovoltaicos? Neste artigo vamos esclarecer esta dúvida.
1.
Como o meu painel gera energia?
Painéis solares geram energia a partir da radiação solar e por ficar expostos ao tempo, acabam acumulando sujeira sobre a superfície. Essa
sujeira acaba por bloquear parte da radiação que poderia ser absorvida pelos
painéis gerando perda de rendimento, que pode chegar a até 25% de acordo com o
NREL (Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos).
Portando, a limpeza periódica dos painéis fotovoltaicos é indispensável para
a manutenção da capacidade de geração de energia do seu sistema.
2.
Perdas de geração
Para se ter uma ideia, o acumulo de sujeira ao longo de 6 meses pode chegar a comprometer de 5% a 10% do rendimento da instalação, a depender do clima e inclinação das placas. Pela nossa experiência, aconselhamos nossos clientes a fazer a limpeza de 6 em 6 meses ou uma vez por ano para evitar grandes perdas de rendimento.
Veja como ficou a geração de um cliente antes e depois da execução da limpeza de seus painéis a seguir. Nos dias 15, 16 e 17/10 nossa equipe executou o serviço, como indicado na imagem abaixo. Nitidamente houve um ganho expressivo na produção de energia. Tanto nos dias nublados quanto ensolarados a produção aumentou com torno de 15%, chegando a 25% em dias ensolarados.
Em breve apresentaremos um estudo mais completo comparando apenas os dados antes e depois da limpeza dos painéis, neste artigo, o objetivo é orientar sobre a necessidade e como deve ser feita a manutenção.
3. Como é feita a limpeza?
A limpeza é feita com um pano ou
escova de pelos finos para evitar arranhar as placas e de preferência usar apenas
água, para evitar possíveis danos e corrosões causados por produtos de limpeza.
Reforçamos: a limpeza deve ser feita por pessoas com treinamento adequado para trabalho em altura e sempre com auxílio de equipamentos de segurança como cinto de proteção, talabarte, trava-quedas, capacete, botas com solado antiderrapante e linha de vida. Aqui não há espaço para improvisos, pois o custo pode sair caro, mais especificamente, pode custar vidas e/ou pode danificar seu sistema fotovoltaico. Em hipótese alguma se deve pisar sobre os painéis, pois acarreta danos e perda da garantia dos mesmos.
4. Preventiva elétrica
Além da limpeza das placas, tem também a manutenção preventiva que é até mais importante que a limpeza. Explicamos o porquê.
A limpeza mantém seu sistema entregando altos retornos financeiros, ao passo que a manutenção preventiva mantém seu sistema funcionando com segurança, pois previne desgastes e permite detectar falhas antes que aconteçam. Falhas em sistemas fotovoltaicos podem comprometer a segurança dos equipamentos e dos usuários. Por isso é necessário responsabilidade e cuidado.
A vida útil dos painéis pode passar de 25 anos, mas lembramos que outros componentes fazem parte do seu gerador fotovoltaico, tais quais: inversor, estrutura de fixação, stringbox, cabos CA, disjuntores, chaves seccionadoras, conectores. Estes não terão uma vida útil muito longa se não forem inspecionados com frequência. A preventiva é uma questão de evitar antecipadamente a queima de um equipamento, parada de geração devido a falhas e até mesmo evitar acidentes elétricos antes que eles ocorram, como incêndios.
Na inspeção elétrica periódica da instalação elétrica nós
avaliamos o cabeamento, os pontos de calor e possíveis deteriorações que podem
ocorrer ao longo do tempo. Esse tipo de inspeção deve ser realizada por pessoas
com experiência em instalações fotovoltaicas e, também, com auxílio de
materiais apropriados.
5.
A GLOW faz este tipo de serviço?
Nós da GLOW Energia Solar Prestamos serviços de limpeza e manutenção preventiva com pessoal altamente qualificado, tomando todos os cuidados para que sua instalação seja preservada para trabalhar por muitos anos gerando ganhos consistentes aos nossos clientes.
Sobre os autores:
Lucas F. dos Anjos - Integrante da equipe de engenharia da GLOW
Thales M. Santos - Diretor Executivo da GLOW